No dia dois de setembro de dois mil e quatorze, entrou em funcionamento a Unidade Interligada no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, em Serra/ES, a Unidade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, que através do Provimento de número 13, definiu toda a sistemática e regrou o funcionamento das unidades.
Fruto da parceria entre os Hospitais e os Cartórios, o principal objetivo das Unidades Interligadas é combater o sub-registro de nascimento, que ainda hoje possui números alarmantes, segundo o IBGE, em 2002 o número de brasileiros sem registro de nascimento era de 20,3%, em 2013 esse número caiu para 6,7%, o que ainda é muito, visto que o registro de nascimento é o documento mais importante e que garante a cidadania e o acesso a outros documentos como identidade, CPF.
O Sistema utilizado na Unidade Interligada foi desenvolvido pela DRD SISTEMAS, e utiliza recursos modernos como a criptografia na transferência de dados, bem como a Certificação Digital para acesso ao sistema e assinatura eletrônica das informações que trafegam entre a unidade e o Cartório.
Agora toda criança já sai do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves com sua Certidão de Nascimento e com sua cidadania garantida, o processo de emissão é simples e rápido, durando em média cinco minutos.
Da direita para a esquerda, Eduardo Santos (DRD SISTEMAS), a bebê, Maria Eduarda, os Pais, Kenyo Gaiba e Erica Lima Oliveira, Marilia Ribeiro de Oliveira (Assistente Social, referência maternidade), Jessica Oliveira (Enfermeira da maternidade), Marta Santos Almeida (Coordenadora Projetos Sociais), Maria Auxiliadora, escrevente autorizada do Cartório Antônio Maria.